Servidores públicos municipais de Itajaí aprovam estado de greve

postado em: Notícias | 0

No final da tarde desta terça-feira, 27, o Sindifoz realizou a segunda Assembleia Geral com os servidores públicos municipais de Itajaí para debater a Campanha Salarial 2021. Os servidores aprovaram estado de greve e programaram algumas atividades para os próximos dias.

Desde a realização da primeira assembleia, o sindicato vem atuando no sentido de dialogar com a administração municipal. No entanto, a revisão geral anual que os servidores têm direito, até o momento vem sendo negada pelo município. Além disso, o ofício enviado pelo Sindifoz à prefeitura, no dia 22 de março, ainda não teve nenhum retorno. A aprovação pelo estado de greve é uma resposta dos servidores à inércia e ao descaso da administração.

O presidente do Sindicato, Francisco Johannsen, fez uma retrospectiva do ano de 2020 informando que os servidores não tiveram recomposição das perdas inflacionárias. “Em maio do ano passado, o governo não encaminhou a recomposição das perdas inflacionárias do período de maio de 2019 até abril de 2020. Portanto, a categoria acumulou perdas já neste período. Além disso, tivemos mais um prejuízo com o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, reajustada em fevereiro de 2020, mas que entrou na folha de pagamento no mês de junho de 2020. Ou seja, diminuiu nosso vencimento.”

Johannsen lembrou ainda que, no ano de 2020, os servidores perderam 3% do salário, além da recomposição da inflação daquele período, que não foi paga. “Já estamos em abril de 2021 e vamos completar quase 2 anos sem recomposição da inflação e com diminuição de salários porque tivemos o decréscimo por conta do aumento da alíquota da previdência. O índice IPCA acumulado do período de maio de 2019 a março de 2021 é de 8,98%”, explicou.

Conscientes de seus direitos e cansados de ver tanto descaso dos governantes com o funcionalismo público, os servidores aprovaram estado de greve e programaram algumas atividades para seguir lutando por seus direitos. Confira:

Agenda de lutas:

29/04 (quinta), 17h30: Manifestação dos servidores em frente à Prefeitura Municipal de Itajaí
04/05 (terça), 19h: Assembleia Geral sobre a Campanha Salarial 2021 de Itajaí

A transmissão foi feita pela página do Facebook do sindicato. Se você não conseguiu acompanhar, mas quer assistir, clique aqui.

#ServidoresdeItajaí #CampanhaSalarial2021 #VemPraLuta