Servidores de Itajaí deflagram greve a partir do dia 9 de agosto

postado em: Notícias | 0

Em Assembleia Geral virtual realizada pelo Sindifoz na noite desta quarta-feira, os servidores públicos de Itajaí decidiram em ampla maioria pela deflagração de greve a partir do dia 9 de agosto, cumprindo todos os prazos legais para a realização da mesma. A decisão foi tomada diante das repetidas negativas do município à concessão da revisão geral anual. Os servidores irão paralisar as atividades por tempo indeterminado até que o município conceda a reposição da inflação. O índice IPCA de maio de 2019 a abril de 2021, conforme a data-base, é de 9,32%.

No entendimento da categoria, a reposição é um direito dos servidores e a decisão liminar em favor da revisão geral anual é mais uma comprovação de que falta ao município de Itajaí vontade política para que a mesma seja concedida. Os dados financeiros divulgados pela própria prefeitura também evidenciam que há capacidade orçamentária para a reposição salarial dos servidores. A deliberação pela greve vem um dia após a justiça determinar que o município conceda a reposição da inflação.

Nos últimos meses os servidores realizaram várias manifestações em prol da reposição salarial, mas o movimento também não surtiu efeito junto ao Poder Executivo, que nas mesas de negociação manteve o seu posicionamento.

Durante todo período de pandemia, os servidores públicos de Itajaí estiveram na linha de frente e expostos ao coronavírus, cumprindo um papel importante no atendimento da população em várias áreas. Mesmo assim, os trabalhadores enfrentam mais de 24 meses sem reposição salarial, enquanto o custo de vida nestes últimos dois anos aumentou consideravelmente.

As negociações com o governo estão ocorrendo desde o mês de março para que o município concedesse a revisão sem a necessidade de paralisação dos servidores. Infelizmente, a municipalidade não atendeu à solicitação de um direito agora reconhecido pela justiça. Cabe ao prefeito de Itajaí atender a pauta de reivindicação dos servidores para que a greve seja encerrada.